Documentos necessários para realizar a procuração pública

A procuração pública é o documento em que o responsável nomeia outra pessoa para responder em seu nome
em determinados atos da vida civil previamente acordados. No ato é possÃvel que o procurador passe
poderes como assinatura de contratos, compra e venda de bens e transações bancárias.
A procuração pública é lavrada no Cartório de Notas, conferindo maior segurança jurÃdica frente a
procuração por instrumento particular. Alguns atos exigem que a procuração utilizada seja feita de
maneira pública.
Pessoas fÃsicas ou jurÃdicas podem utilizar a procuração, veja os documentos necessários:
Pessoa fÃsica: o interessado em nomear um procurador deverá apresentar seus documentos pessoais
originais (RG, CPF e certidão de casamento). Os dados pessoais do procurador (nome, RG, CPF, estado
civil, profissão e endereço) devem ser informados, sendo recomendável que sejam apresentadas cópias dos
documentos para conferência.
Pessoa jurÃdica: o interessado deverá apresentar original ou cópia autenticada do contrato social
e de suas alterações, ata de nomeação da diretoria, CNPJ, além do RG e CPF originais do representante
que irá
assinar o documento. Em procurações relativas a bens imóveis é recomendável apresentar a certidão do
imóvel.